quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Wikipédia americana fora do ar.

Como todos já devem saber, nos Estados Unidos está para ser aprovada a lei que tem como nome "SOPA-PIPA", os significados de SOPA e PIPA são, respectivamente: Stop Online Piracy Act e PROTECT IP Act (Preventing Real Online Threats to Economic Creativity and Theft of Intellectual Property Act of 2011). Sim, PIPA é uma abreviação de outra abreviação. 

Traduzindo, respectivamente: “Lei de Combate à Pirataria Online” e algo como “Lei de 2011 para prevenção de ameaças reais online para Criatividade Econômica e roubo de propriedade intelectual”.

Os nomes são auto-explicativos. São leis estadunidenses para prevenir atos de pirataria ou roubo de conteúdo protegido por direitos autorais em território virtual, a internet. Porém não é algo tão simples, este conjunto de leis tem caráter muito mais extremo do que parece, e oferecem um perigo real. Essas leis dão direito ao governo americano de fechar ou bloquear os sites por causa de conteúdo postado neles (fazendo assim com que o site se responsabilize por seu conteúdo. Imagine o Facebook, YouTube nesta situação! Em outras palavras, um site completamente dentro das leis pode ser totalmente desligado caso algum usuário anônimo comente com um link de uma música no YouTube. Não apenas isso, eles podem censurar qualquer coisa que lhes deem vontade (PIPA), com a justificativa de ser um site com conteúdo que possa incitar participação em movimentos, revoluções, terrorismo, etc.



Muitos sites já sairam do ar em forma de protesto para que a lei não seja aprovada. Alguns dos sites que ainda não tem uma data definida ou estão interessados em fazer o protesto são: Google, Wikipédia, Facebook, Twitter, Reddit. entre outros... Mas não fique assustado
pois esses sites só fecharam em suas versões originais ou seja, somente nos Estados Unidos e não para as suas traduções então como Google.com.br a pt.wikipedia.org/ , entre outros não estram fora do ar. Mas para os que vão ficar fora do ar o período de 24h. 

 Essa mensagem já é exibida no wikipedia brasil:


"A comunidade da Wikipédia em inglês autorizou a retirada do ar de todas as páginas daquele projeto no dia 18 de janeiro de 2012 durante 24 horas. A ação é um protesto contra uma legislação (SOPA-PIPA), em discussão no Congresso dos Estados Unidos, que poderá atentar contra a liberdade de expressão e informação na Internet."

  • Curta na fã page e circule-no no Google Plus ;)








0 Comentários:

Postar um comentário

Potes relacionados

2leep.com

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Lady Gaga, Salman Khan